segunda-feira, dezembro 29, 2008

Um crepúsculo ou uma aurora






Sempre quis atingir através da palavra alguma coisa que fosse ao mesmo tempo sem moeda e que fosse e transmitisse tranquilidade ou simplesmente a verdade mais profunda existente no ser humano e nas coisas. Cada vez mais eu escrevo com menos palavras. Meu livro melhor acontecerá quando eu de todo não escrever. Eu tenho uma falta de assunto essencial. Todo homem tem sina obscura de pensamento que pode ser o de um crepúsculo e pode ser uma aurora.

Clarice Lispector




pindaro

1 comentário:

Unknown disse...

Deixa-me dançar esta contigo ao som do crepúsculo, aurora, interlúdio, vazio. Quando ainda nada está separado, nem é demasiado conhecido. Quando a escuridão ainda não é esmagadora nem a luz cinge.

"O pré-pensamento é em preto e branco. O pensamento com palavras tem cores outras. o pré-pensamento é o pré-instante. O pré-pensamento é o passado imediato do instante. Pensar é a concretização, materialização do que se pré-pensou. Na verdade o pré-pensar é o que nos guia, pois está intimamente ligado à minha muda inconsciência. O pré-pensar não é racional. É quase virgem.
Às vezes a sensação de pré-pensar é agónica: é a tortuosa criação que se debate nas trevas e que só se liberta depois de pensar - com palavras" –( Clarice Lispector, "Um Sopro de Vida".)