domingo, fevereiro 27, 2005

Discortês liberal

“Este princípio do senso comum inspira-lhe uma série de conceitos, enunciados sob a forma de provérbios, considerando-os, no discurso irónico que lhe é peculiar, muito importantes à quietação e sossego da vida de uma Aldeia:

Melhorar o hóspede no assento, e a mim no mantimento;

dar-lhe nas cortesias o que a mim nas iguarias; ele o primeiro no prato e a mim o melhor bocado.
Se for pouco o vinho, beba eu diante, que quem leva a primeira não fica sem ela.

Se for pouco o pão, tê-lo eu na mão , por não pôr nas de cortesia o que folgo de ter na minha.

Não tirar prato de diante sem vir outro que mo alevante.

Enquanto outrem apara, fingir que não vejo a faca.

Se os outros falarem muito, dizer os amêns, porque ovelha que bala, bocado perde.

Enquanto tiver fome zombar de quem não come.

E quando tiver sede, lembrá-la a quem não bebe...”



Francisco roíz lobo


solino

Sem comentários: