quarta-feira, janeiro 04, 2006

A grande meu sabor






"Estranhais-me, que bem o vejo: que será? que não
será? que entremez é este? Foi grã dita que não apodais
já, mas não há-de falecer quem me arremede. Os
Portugueses sois assi feitos logo pola primeira, despois
dareis o sangue dos braços. Agora parece que me
estranham ainda mais. Parece-vos que não diz a fala cos
trajos? Esperáveis deles alguns triques troques. Ora me
ouvi, dir-vos-ei quem sou, donde venho, e ao que venho.
Quanto ao primeiro, sou üa pobre velha estrangeira, o
meu nome é Comédia; mas não cuideis que me haveis
por isso de comer, porque eu naci em Grécia, e lá me foi
posto o nome, por outras razoes que não pertencem a
esta vossa língua.
Ali vivi muitos anos a grande meu
sabor; passaram-me despois a Roma, pera onde então,
por mandado da fortuna, corria tudo. I cheguei a tanto
que me não faleceu um nada de ser Deusa; despois a
grandeza daquele Império que parecia pera nunca acabar,
todavia acabou... "



Francisco Sá de Miranda


pindaro

Sem comentários: